Entenda o que é isso

Essa é uma foto da minha perna com sangue escorrendo.

Há exatamente 1 dia antes de abrir meu restaurante, fui ao mercado São Sebastião em Fortaleza/CE comprar os últimos insumos e utensílios que faltavam.

Numa mão havia algumas sacolas com copos, colheres e afins. Na outra estava uma sacola cheia de facas. Uma dessas facas me cortou e o sangue desceu.

Na hora não pensei duas vezes, era o momento perfeito e espontâneo para representar a minha mentalidade. Saquei o celular, bati a foto e postei no Instagram: “Dando o sangue pelo negócio”.

Naquele instante me enchi de orgulho, me achava mesmo um cara dedicado, determinado e faria tudo que fosse preciso para o negócio dar certo.

Eu estava completamente inebriado pela Síndrome do Empreendedor Vai Dar Certo, ou S.E.V.D.C para os íntimos.

Essa síndrome é comum, atinge uma grande maioria de pessoas corajosas e determinadas pelo mundo a afora. Ela consiste na crença de que se uma pessoa trabalhar arduamente, horas a fio e der o sangue pelo próprio negócio, então ele automaticamente “Vai Dar Certo” ou para os íntimos V.D.C

Essa crença só não está mais equivocada porque é uma só.

Trabalhar muito não significa trabalhar certo.

Ter bastante vontade não significa trilhar o caminho da prosperidade

Consta nos registros do SERASA o nome de incontáveis ex empresários cheios de vontade, que se arriscaram em vários empréstimos pois acreditavam na crença “Vai Dar Certo”

Nos cartórios, inúmeros ex empresários cheios de vontade, que se matam de trabalhar e não dedicam tempo à família, registram as suas certidões de divórcio.

Combater a Síndrome do Empreendedor Vai Dar Certo, não é um ataque ao pensamen/to positivo, longe disso. A ideia é abrir os olhos para que todos saibam que no mundo dos negócios, só acreditar que Vai Dar Certo, não é o suficiente

Quando você abre um CNPJ e contrata pessoas, há muita coisa em jogo além da sua própria vida

É preciso ser consequente e entender que existe um sistema inteiro dependendo das suas decisões, do seu conhecimento e da sua atitude

Apenas acreditar que Vai Dar Certo é pouco para liderar esse Sistema

É preciso muito conhecimento em gestão

Minha dica para os empreendedores cheios de vontade é:

Pegue toda sua disposição e garra, e vá ESTUDAR! Adquira conhecimento suficiente para minimizar os percalços que a prática inevitavelmente trará. Use toda sua força para estudar seu mercado, estudar sobre gestão e troque o VAI DAR CERTO, pelo JÁ DEU CERTO.

JÁ DEU CERTO porque você estudou, se preparou e aí sim empreendeu

JÁ DEU CERTO porque você está aliando vontade ao conhecimento

JÁ DEU CERTO porque agora você sabe o que está fazendo e sabe que não é trabalhar muito, e sim trabalhar CERTO.